Resgatando a tradição e a fé no Divino Pai Eterno, aconteceu entre os dias 04 e 05 de maio, a 13ª edição do Encontro de Carreiros e Cavaleiros de Araçu, há 70km de Goiânia. Considerada a segunda maior festa do estado de Goiás – após Trindade, pela quantidade de carros de bois, o grandioso evento reúne devotos de aproximadamente 15 cidades.
O município com cerca de 4 mil habitantes atraiu milhares de pessoas sob a voz do locutor goiano Juliano Reis. A tradição mantida há mais de uma década envolve cultura, paixão e muita fé. Cerca de 115 carros de bois de Trindade, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Anicuns, Nova Veneza, Nerópolis, Americano do Brasil, Palmeiras de Goiás, entre outras localidades, participaram do desfile neste ano.
O legado de candeeiro tem sido passado de pais para filhos, de avós para netos e até bisnetos. “É uma festa linda para a família. Para receber todos com segurança e conforto para assistir o desfile, montamos uma enorme estrutura na cidade, tanto para os carreiros, quanto aos que vieram para Araçu assistir o desfile”, pontuou o prefeito, Joelton Bernardo.
De acordo com o organizador do evento, Cristian Vieira, “cerca de 2 mil marmitas com refeições foram entregues nos dois dias antecedentes ao início da festa aos carreiros que foram chegando no município. No domingo foi servido um almoço para 5 mil pessoas”, informou.
A cada ano o evento ganha uma proporção maior de participantes e público, tornando-se tradição na região. Fotografias: Felipe Alves e Vinycius Ferreira.