Muitas pessoas ainda apresentam receio em falar sobre a doença. Muitos de nós já conhecemos pessoas que tiveram a doença ou até mesmo na nossa própria família já houveram casos de câncer.
Para aumentar o debate, proliferar informações sobre prevenção e discutir sobre os tratamentos contra o câncer, o dia 04 de fevereiro se tornou o Dia Mundial no combate a doença. A data foi estabelecida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo dados da UICC, o câncer é a segunda maior causa de morte do mundo. E as expectativas alarmantes são: 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres terão câncer ao longo da vida.
Toda e qualquer discussão sobre a doença é válida, precisamos garantir mecanismos que facilitem o debate e as pessoas consigam prevenir antes mesmo da doença se propagar. A Lei dos 60 dias, por exemplo, que determina que os pacientes tem direito de iniciar o tratamento da doença em até 60 dias depois de firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica. Essa medida, facilita a entrada dos pacientes diagnosticados no tratamento efetivo da doença e garante que as pessoas não aguardem muito tempo para iniciar os cuidados.
Nesse dia, instituições de diversos países pelo mundo promovem campanhas e ações públicas para que as pessoas entendam mais sobre o câncer e se comprometam com atitudes que podem evitar a doença.
Por isso a importância desse dia. Vamos entender, discutir, prevenir e combater o câncer!